Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • Arildo Osmar de Moro - PSDB
  • Vereadores
    13ª LEGISLATURA 2017 - 2020
    Presidente Atual
    Arildo Osmar de Moro
História do Municípo de Cruzália
Webline Sistemas

A Cidade  diminuir o tamanhodiminuir o tamanho da fonteaumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

 

Segundo relatos, os principais fundadores do município de Cruzália foram os senhores Francisco Máximo da Silva e Joaquim Lourenço Gonçalves, na década de 20. Naquela época o município ainda era um patrimônio e seu primeiro nome foi São Sebastião da Cruz Alta, tendo como Santo Padroeiro São Sebastião.

A junção dos nomes também foi devido a existência de uma grande árvore no local, com galhos em forma de cruz, logo mais tarde, o povoado foi chamado apenas de Cruz Alta.

As terras pertenciam ao Município de Maracaí e era de propriedade da família Serôdio, cuja sede da fazenda se localizava em Pedrinhas, hoje Município de Pedrinhas Paulista.

Atraída pela fama da boa qualidade do solo, a população vizinha se interessou e instalou no povoado, casas de comércio, como secos e molhados, bares e outros, diminuindo as dificuldades quanto ao abastecimento do povoado, já que centros maiores, como Assis e Cardoso de Almeida, por onde passava a linha férrea, eram mais distantes e os meios de transportes eram precários.

As primeiras famílias estabelecidas no local viviam de lavouras, principalmente de milho e da criação de porcos. Com o nome de Cruz Alta, foi elevado a Distrito de Paz em 05 de Julho de 1935 e em 1936 recebeu a atual denominação, Cruzália, por existir um município com o mesmo nome Cruz Alta no Estado de Rio Grande do Sul.

Em 1964, sob a liderança do Senhor Patrício Zandonadi e do Deputado Estadual Lúcio Casanova Neto, por força da Lei 8.092, de 31.12.1964, o Distrito de Cruzália, até então pertencente a Maracaí, foi elevado à condição de município, e em 04 de abril de 1965 foi instalado o Município de Cruzália, data em que se comemora o seu aniversário de emancipação político-administrativa